Traição, indiretas e vingança musical: um resumo de Shakira x Piqué

A coluna relembra como a história do casal virou um imbróglio que terminou em traição, separação e três músicas que estouraram em números

Traição, indiretas e vingança musical: um resumo de Shakira x Piqué

Os psicólogos chamariam de catarse. Bzrp Music Sessions, feita por Shakira, vem dando o que falar. Sucesso no mundo da música e das polêmicas, a canção traz, como a coluna noticiou, alfinetadas ao ex da cantora, Gerard Piqué. Resolvemos selecionar trechos da música que funcionam como a elaboração de um luto e relembrar como toda essa história se iniciou. A cantora, ao invés de se lamentar, gritar ou chorar, fez, o que faz de melhor, usou a arte para seguir em frente: “As mulheres não choram mais, as mulheres faturam”. E isso ela tem feito.

A mudança para a Espanha

Shakira, depois de conhecer o amado, estabeleceu residência na Espanha para acompanhar a vida do marido que jogou por 14 anos no Barcelona. Na música ela reclama “Você me fez ter a sogra como vizinha”, uma vez que a família da cantora tem residência em Miami. E não podemos esquecer da provocação ao vivo e a cores que a artista fez, ao colocar a canção em volume máximo para sua sogra ouvir. Para completar, ela ainda colocou uma boneca de bruxa virada para a casa da mãe de Piqué.

Fraude fiscal

Os problemas que vieram com a mudança para Espanha também são mencionados na música. A justiça espanhola pediu oito anos de prisão para Shakira por fraude fiscal, além de multa de mais de 23 milhões de euros. Segundo a defesa da cantora, “o Ministério Público se empenhou em recolher o dinheiro ganho nas [suas] turnês internacionais e no The Voice”, durante a época em que “ainda não era residente na Espanha”.

Esse momento caótico é mencionado na letra: “A imprensa na porta e devendo a Receita Federal, Tiram fotos onde me veem. Me sinto aqui como uma refém. Por mim, tudo bem. Vou sair da sua casa amanhã.”

A traição

Apesar dos problemas que o relacionamento e a mudança para Espanha trouxeram, a cantora dispara: “Me tornei grande demais pra você. Desculpa, meu bem, já faz tempo que eu deveria ter me livrado desse otário. Uma loba como eu não é pra novatos”. O imbróglio entre o ex-casal, que teve dois filhos juntos, Milan e Sasha, se deu quando a imprensa internacional noticiou a traição do jogador e, posteriormente, a separação de Shakira e Piqué.

A idade da atual namorada do jogador também não abala a autoestima de Shakira, que tem 45 anos. “Eu valho por duas de 22”, polemiza na canção. A amante ainda é citada de uma outra forma na música, em referência ao seu nome, Clara. Shakira diz que “Claramente ela tem nome de pessoa boa, ela é igualzinha a você.”

Antes de assumir o status de namorada de Piqué, Clara Chía foi sua amante. Em um vídeo de 2021 que só viralizou na internet recentemente, é possível ver a mulher passando por trás de Piqué enquanto ele participava de uma videoconferência. A gravação comprovou que a traição já ocorria desde aquela época, e que ocorreu, inclusive, na casa onde Piqué e Shakira moravam.

A cantora descobriu a traição de uma forma bem inusitada, no entanto. Após voltar de uma viagem, Shakira percebeu que alguém havia comido a geleia que ela gostava. A questão era que Piqué não gostava do alimento, então somente outra pessoa que tivesse passado pelo local poderia ter consumido a comida. Ela ligou um ponto ao outro e descobriu a traição.

Recados para Piqué

O episódio em que Piqué foi vaiado enquanto pegava na bola durante o jogo do Barcelona, muito divulgado pela imprensa, também é lembrado na música. “Percebi que não é culpa minha que te critiquem. Eu só faço música. Foi mal que salpique em você”, ironizou.

Ela ainda aconselha o esportista: “Você trocou uma Ferrari por uma Twingo. Você trocou um Rolex por um Casio. Tá indo rápido, vai mais devagar. Muita academia. Mas treine o cérebro um pouquinho também.”

Piqué rebate

A provocação de Shakira sobre o ex o incomodou bastante. Tanto que, nos dias seguintes ao lançamento da nova música, ele disse em uma entrevista que seria patrocinado pela marca Casio. Mas se ele considerou que essa seria uma grande cartada, não imaginava que a própria marca o desmentiria pouco tempo depois. “Você deve ter visto que estamos patrocinando alguém. Claramente não estamos. Não somos time Shakira nem time Piqué. Somos time Casio”, escreveram. E, após Shakira colocar a música tocando tão alto para que sua sogra ouvisse, o jogador apareceu dirigindo, justamente, um Twingo.

Retomada da carreira e estreia bombástica

Em uma elaboração artística da retomada das rédeas da carreira e da vida, ela, de forma muito segura, diz em sua música: “Você achou que me machucou e eu fiquei mais forte. (…) Do amor ao ódio é só um passo. Não volte mais aqui, me esqueça. Zero rancor, bebê. Desejo que você fique bem com minha suposta substituta”.

Shakira não poderia ter dito algo melhor, pois os dados de suas canções mais recentes não mentem. O lançamento da trilogia de músicas sobre Piqué não só a recolocou no topo das paradas como alcançou números estrondosos.

Te Felicito iniciou a história, que contava sobre a época da separação e as mágoas que vieram com o processo. Monotonía reforça o que ela pensa sobre Piqué atualmente, um homem narcisista que procura ser sempre o protagonista das ocasiões. A explosão de Bzrp Music Sessions fechou com chave de ouro os lançamentos. Em apenas três dias o clipe da canção passou dos 100 milhões de reproduções.

Catarse é um momento de purificação, de transformar dores e seguir em frente. Stephen King, no livro a Torre Negra inicia o livro dizendo: “E o mundo seguiu adiante”. O mundo precisa seguir adiante sempre. O mundo da Shakira segue adiante com arte e ela sabe fazer isso como ninguém.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/leo-dias/traicao-indiretas-e-vinganca-musical-um-resumo-de-shakira-x-pique